http://www.maikonlyne.com/

Produtos do Meu Carrinho:

Prevenindo-se contra raios

Quando um raio cai na sua região, nada adianta ter estabilizador e aterramento no local. Saiba como se prevenir e não ter prejuízos com esse tipo de situação.

O estabilizador pode proteger meu computador contra raios?

A resposta infelizmente é não. O estabilizador é utilizado apenas para que a fonte do computador não fique oscilando com a flutuação da rede elétrica. Algumas fontes de computador que vão desde 90V a 250V já são projetadas para suportar essa oscilação e, assim, nem necessitam tanto do estabilizador de rede. A entrada de linha telefônica, que as vezes, tem no estabilizador também, trata-se apenas de um filtro anti ruídos para a linha ou FAX e não protege contra raios.

Quanto à linha, se o Raio atingir um pedaço do cabo telefônico, que está no poste, ou atingir o armário que fica na rua, vai percorrer pela linha telefônica, um local para se dissipar. Uma parte vai para o DG da companhia telefonica, (que possui os centelhadores para dissipar) e outra parte (alguns milhares de Amperes e Volts) caminha em direção à casa do cliente. Para dissipar é necessário desviar para a TERRA (Via a barra de aterramento) e para isso, utiliza-se o Centelhador.  Esse centelhador dispara quando a voltagem em cima dele chegar a valores superiores a 250V (há centelhadores para voltagens menores e maiores, dependendo do equipamento a proteger). Quando o centelhador dispara, ele faz algo equivalente a "retirar a linha do equipamento eletronico e ligar na barra de terra durante essa sobre voltagem, retornando  ao equipamento quando volta ao normal.  As vezes, acontece de a voltagem ser muitissimo elevada e, assim, uma parcela dela passa através do centelhador, mesmo com ele conectado a barra de aterramento, mas com valores bem menores mas as vezes suficiente para causar estragos também.

Há, pelo menos, 100 disparos de raio nas linhas telefônicas para cada um disparo na rede elétrica, ou seja, é muito mais fácil acontecer um raio pela linha telefônica do que pela rede elétrica. Isso é causado, porque pelas linhas os raios caminham quase 3 KM, em média, entre o armário de telefonia e a casa do assinante. Já na rede elétrica, além de ser de muito baixa impedância, há transformadores próximos que amortizam o efeito, o que não ocorre nas linhas telefônicas. 

Como me proteger?

Para a linha de telefone, tem que ter aquele filtro de linha com centelhador e utilizar uma barra de aterramento separado. Essa proteção reduz em muito (digamos em 90%) a probabilidade de danificar o equipamento como pabx, binas, fax, etc.
Edifícios que necessitam de homologação junto à prefeitura, são obrigados a instalar esses dispositivos.

Como posso evitar prejuízos inesperados?

Notamos que, muitos de nossos clientes, possuem seguro no estabelecimento contra incêncio, roubo etc. Seria bom, também, que as empresas fizessem um adicional contra danos elétricos.
O adicional contra danos elétricos custa em média, de R$ 70,00 a mais na apólice, "POR ANO", dependendo da seguradora e da região. Mas com esse adicional, o seguro cobre qualquer dano que ocorrer no computador, pabx, bina, etc, provocado por raios.

Consulte e verifique com sua seguradora para mais detalhes.


Empresa Clientes Downloads Help Contato
Logotipo Maikonlyne © 2014 - Maikonlyne. Todos direitos reservados.
Inscreva-se em nosso Newsletter e fique por dentro de nossas promoções diretamente em seu email